........................................................................ENTREVISTA, TV MIAVIVA - Programa Shalom -> ASSISTA O VIDEO

PRIME SOLIDÁRIA
fundada em 30 de Abril de 2005, sob o regime jurídico de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), conforme despacho do Secretário Nacional de Justiça – Processo n° 08071.001565/2005 - 03, Instituída pela Lei Federal nº 9.790/99, chamada de “Lei do Terceiro Setor”, esta Lei concebida no Brasil como instrumento de viabilização e implementação de Políticas Públicas, visando o fortalecimento da sociedade civil em busca de alternativas para minimizar as desigualdades sociais promovendo o desenvolvimento das economias regionais, contribuindo assim de forma decisiva para desenvolver as desigualdades sociais no país.
Antes da Lei 9.790/99 a forma mais popular de interação financeira do setor público com o privado era o convênio. Dotado de regulamentação experimentada na prática, o convênio não era, contudo, inteiramente adequado para o que se pretendia. A lei se preocupa primeiro em identificar quem faz parte do terceiro setor e quem não faz. Foi um passo importante. Trata-se de uma questão de identidade e as entidades de tipo novo, nunca se identificaram completamente com o setor filantrópico antigo. Não que houvesse alguma incompatibilidade ou vontade de se distinguir, mas porque em matéria legal desde tempos idos o poder público tem reconhecido às entidades de caráter assistencial, puramente caritativo e típico de movimentos religiosos. Mesmo o título anterior que mais se parecia com o de OSCIP – o de utilidade pública - falava de utilidade e não de interesse, de importância, de reconhecimento.
E através das demandas encontradas com o Administrador Público, a Prime Solidária foi criada para atender todas as necessidades, não se restringindo apenas no universo já conhecido pelas ONG’s.
Para alcançar uma metodologia no atendimento à sociedade como um todo, objetivando a condição amparada pela Lei 9.790/99, passou a atuar em vários órgãos Governamentais, fechando convênios com diversos organismos nas esferas Municipais inicialmente, e depois na esfera Estadual, Federal e Internacional sendo reconhecida por certificados e menções por estes organismos.
Em seu primeiro ano de atividade com apenas oito meses de atuação foi homenageada no primeiro encontro de Prefeitos de Minas Gerais como a OSCIP que melhor se destacou na captação e desenvolvimento de projetos, e tem sido assim sua trajetória de atuação. Em 10 de Julho de 2006, recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais, á qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme publicação do Diário Oficial em 07.07.2006.
Bem fundamentada juridicamente a PRIME SOLIDÁRIA, alcançando seu objetivo inicial e vem demonstrando de forma transparente e comprovadamente executada por diversas ações atendendo hoje a mais de 157 Prefeituras em todo o Estado de Minas Gerais onde esta Organização foi criada.
Entre todas as suas ações podemos destacar o combate à desigualdade social de forma objetiva e neste promovendo assistência social, erradicação da fome em parceria com Pastoral da Criança desenvolveu um projeto de segurança alimentar e nutricional, destacando-se ainda o combate à pobreza em parceria com o IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, atendendo a todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Promoção da cultura com projetos implementados pelo ICMS cultural em defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico programa do Governo de Minas Gerais. Promoção gratuita da educação, observando-se de forma clara a capacitação de professores objetivando a melhoria no ensino fundamental em parceria com Ministério da Educação com o projeto elaborado e acompanhado pela PRIME SOLIDÁRIA.
Na Saúde, nossa OSCIP, destacou-se na execução dos Projetos, Construção e acompanhamento das obras das Unidades Básicas de Saúde, nas Cidades mais carentes de nosso Estado. Inaugurado em 01 de Setembro de 2015 O Projeto PRIME SOLIDÁRIA – OSCIP, denominado‘’ NÚCLEO DE ATENDIMENTO PRIME’’, localizado à Avenida Amazonas, nº135 – Conj.908 – Ed. Codó;  tem como intuito minimizar o sofrimento daqueles que dependem do Sistema Único de Saúde – SUS. Projeto pioneiro em Belo Horizonte, visando cada vez mais o bem estar da população. São realizados exames por Imagem e Diagnósticos, e consultas em todas as especialidades  médicas, com horário agendado e realizadas por um  excelente corpo clínico, à preços populares e acessíveis.
Experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito em parceria com organizações Brasileira, como a Feira dos Produtores. Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. Por fim podemos falar do que mais orgulha esta Organização o seu projeto de moradia “Teto para Todos”, através de convênios firmados com o Ministério das Cidades com recursos alocados na Caixa Econômica Federal, garantindo as famílias o direito de moradias beneficiando aqueles que habitam hoje em local de risco, resgatando assim a dignidade e a alta estima destas famílias.
INÍCIO QUEM SOMOS PROGRAMAS E AÇÕESCERTIFICADOS E MENÇÕES NUCLEO DE ATENDIMENTO PARCERIAS CONTATOS
CONHEÇA NOSSA DIRETORIA
PRIME SOLIDÁRIA ® 2016